O Cirurgião-Dentista tem um papel muito importante no tratamento de pacientes com câncer porque é fundamental prevenir as mais diversas infecções que podem surgir, em especial, quando a resistência está baixa. E a boca é a porta de entrada de muitas destas infecções.


Além disso, o tratamento costuma causar muitas reações adversas. À quimioterapia, que é uma das opções mais comuns de tratamento, costuma ter como efeito colateral muito frequente a mucosite, que provoca o surgimento de úlceras na boca (como se fossem muitas aftas juntas) e causam muita dor quando o paciente se alimenta, toma água ou fala.


O Cirurgião-Dentista habilitado em Odontologia Oncológica está preparado para oferecer tratamento para estes casos, além de agir preventivamente para evitar que a inflamação aconteça. Entre os diversos tratamentos propostos, a laserterapia tem sido apontada na literatura como efetiva na prevenção de lesões de mucosite, além de auxiliar no controle da dor e contribuir para o reparo da lesão.


O tratamento oncológico pode ter ainda outras complicações bucais como xerostomia (sensação de boca seca), alteração do paladar, trismo, infecções oportunistas, alterações na deglutição, fala e capacidade de alimentação.


Por isso, o acompanhamento profissional é fundamental antes, durante e depois do tratamento. Na consulta inicial a Dra. Rejane, nossa especialista em Odontologia Oncológica faz um exame completo com o objetivo de identificar a presença de focos de infecção na boca, tais como cárie, gengivite e doença periodontal, e adequar o meio bucal antes da terapia Antineoplásica (quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea,etc).

Depois, durante o tratamento à Dra. Rejane continua acompanhando o paciente enquanto ele é submetido as terapias necessárias. Ela atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações que possam surgir na cavidade bucal, contribuindo para a continuidade do tratamento e a qualidade de vida dos pacientes.


A Equipe do Espaço Jaeger tem profissionais capacitados para o acompanhamento odontológico de pacientes onco-hematológicos. Além de qualidade e expertise, o cuidado humanizado está em nosso DNA.

Se você está enfrentando esta doença ou conhece alguém que está passando por isso, deixe-nos ajudar para que sua batalha tenha um pouco mais de qualidade de vida e acolhida.

Venha para o Espaço Jaeger!

E viva a experiência de cuidar de sua saúde com uma equipe que combina rigor clínico, eficácia, alegria e bom humor.

Tire suas dúvidas a respeito deste tratamento: