Quando falamos em Odontologia do Esporte é bastante comum à identificação imediata com os protetores bucais, que, de fato, representam um tratamento muito importante. Mas, hoje a área tem muitos outros aspectos próprios no atendimento dos atletas, em especial, de alto rendimento.


De acordo com a definição da Associação Brasileira de Odontologia do Esporte, esta é uma área de atuação do Cirurgião-Dentista que tem por objetivo investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores, com o objetivo de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que ele pratica e as regras do esporte.


Pacientes que praticam esportes, seja como amador ou profissional, precisam ter atenção especial com a recuperação de focos infecciosos. Problemas orais podem provocar alterações de saúde em todo o organismo, atrapalhando até mesmo na recuperação de lesões musculares e articulares, causadas pela atividade física.


Presença de focos infecciosos de origem periodontal ou endodôntica, erosão pelo uso excessivo de isotônicos, ausências dentárias, traumatismos, disfunções temporomandibulares, maloclusões, respiração bucal e halitose estão entre os problemas dentários que podem prejudicar o desempenho dos atletas.


Além disso, à presença do terceiro molar, o Siso, pode aumentar o risco de fraturas mandibulares em esportes que exigem mais contato.

O Cirurgião-Dentista capacitado em Odontologia do Esporte está preparado para atender o paciente esportista e também para ajudar na escolha do protetor bucal adequado. Introduzidos no esporte para amenizar as consequências do impacto e minimizar traumas orofaciais e dentários, se não estiver bem adaptado e adequado para a modalidade, o protetor bucal pode, ao invés de ajudar, interferir negativamente na performance.


Outro dispositivo que pode ser um diferencial significativo para o praticante de atividades físicas são as placas otimizadoras. Elas auxiliam na posição correta das arcadas facilitando a respiração de melhorando assim seu desempenho.

Quando a saúde bucal do atleta não vai bem, seu desempenho não vai bem. Então, se você pratica esportes regularmente, seja profissional ou como amador, venha cuidar da sua saúde bucal com a gente e dê um upgrade em sua performance!

Venha para o Espaço Jaeger!

E viva a experiência de cuidar de sua saúde com uma equipe que combina rigor clínico, eficácia, alegria e bom humor.

Tire suas dúvidas a respeito deste tratamento: